A situação do Covid-19 trouxe à tona não apenas uma situação alarmante na saúde pública mas também uma crise no cenário da economia mundial, pois os governos dos países atingidos decretaram o fechamento temporário de vários estabelecimentos de diversos segmentos.

No ramo alimentício não foi diferente, as autoridades determinaram que bares, restaurantes, lanchonetes e afins limitassem seus serviços, o que fez com que estes negócios buscassem alternativas viáveis para garantir sua sobrevivência.

A procura por serviços de delivery ou retirada de produtos e compras online cresceram consideravelmente nessas últimas semanas e a tendência é que estes modos de atendimento continue a ascender.

Listamos algumas alternativas que podem garantir o funcionamento do seu negócio:

Delivery:

O cliente entra em contato com o estabelecimento através de telefone, redes sociais ou aplicativos próprios para fazer o pedido e o recebe por intermédio de um entregador. É uma das alternativas mais utilizadas que já havia conquistado seu espaço antes mesmo da crise. Entretanto, muitos clientes não acham que essa seja uma opção segura, tendo em vista que assim há um contato maior com outras pessoas.

Drive-Thru:

Outra alternativa bastante popular, onde o cliente se dirige ao estabelecimento e faz o pedido direto de seu automóvel. Uma alternativa eficiente, porém que se limita apenas a grandes restaurantes, geralmente redes de fast-food.

E-commerce:

Modo de atendimento onde o cliente faz seu pedido através de uma plataforma virtual, incluindo ou não o pagamento do mesmo de forma integrada. Neste modo, o cliente pode receber seus produtos em casa através da entrega ou retirar seus produtos no balcão do local.

Take-away:

Como o próprio nome diz na tradução literal, “Take away” ou “leve embora” consiste em um modo de atendimento onde o cliente faz a retirada do produto para comer em outro lugar. Mais comumente conhecido em países da Europa, Ásia e América do Norte, este modo se assemelha ao drive-thru, porém é mais usado por pequenos estabelecimentos onde se dispensa o uso de um automóvel para fazer o pedido durante o percurso. Esta alternativa conta com o uso de um cardápio mais simples e reduzido e caiu no gosto dos microempreendedores. Alguns locais optaram por vender alguns produtos de seus estoques a um preço acessível a fim de se evitar o prejuízo e desperdício de alimentos vencidos.

Como um software de cardápio digital pode ajudar seu negócio nessa situação?

Com o Atendi, você pode trabalhar com todas as opções citadas acima, através do Modo Balcão, Modo Entrega e ainda, através da montagem de um cardápio virtual em nossa plataforma. Funciona assim:

No Modo Balcão, você pode fazer os pedidos direto na tela do computador ou do celular/tablet sem abertura de comanda, de forma rápida e direta para o cliente retirar o pedido.

Já no Modo Entrega, além de fazer o pedido do cliente, você também pode cadastrá-lo para facilitar pedidos futuros.

Enquanto no cardápio virtual, você monta sua loja online permitindo que o cliente faça o pedido sozinho direto de casa através de uma plataforma simples e intuitiva. Esse serviço não conta com pagamento integrado de crédito ou débito, mas permite a emissão de boleto bancário. Você também pode contar com outras formas de pagamento, como PicPay, pagamento por QRCode, transferência bancária, ou o recebimento em dinheiro na hora da retirada ou entrega.

Sabemos o quão apavorante é a situação em que nos encontramos, mas em meio à tanta dificuldade este é o momento de nos reinventarmos, fazer diferente e mostrar resiliência.

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