A popularização de restaurantes e demais negócios do ramo alimentício, nos trouxe estabelecimentos com vastos menus carregados de opções para todos os gostos. É possível encontrar restaurantes que servem carne, pizza, sushi, açaí e outras muitas opções vindas de uma mesma cozinha.
Entretanto, é viável manter um cardápio tão extenso? Nem sempre. O conceito de “menos é mais” conquistou restaurantes da Europa e essa tendência tem agrado o público também aqui no Brasil. O programa de televisão “Pesadelo na Cozinha” apresentado pelo conceituado Chef Erick Jacquin, ilustrou muito bem isso na prática. No programa, o chef presta consultoria para restaurantes que estavam enfrentando sérias dificuldades logísticas e uma das medidas adotadas que garantiam o sucesso de funcionamento, era a redução do cardápio.

Mas como um cardápio reduzido pode ajudar meu negócio a decolar?

Trabalhar com um modelo de cardápio reduzido faz diferença desde a hora do preparo do prato à decisão do cliente.
Quando um cliente chega em um restaurante e se depara com uma gama de opções pode acabar ficando confuso e se questionando se fez a escolha certa e isso pode se tornar uma experiência ruim. Mas um cardápio simples e bem elaborado traz confiança na hora do pedido.

Um cardápio extenso também exige mais da cozinha e daqueles que trabalham nela, uma vez que para atender as muitas opções é necessário um quadro de funcionários com diversas habilidades e isso pode ocasionar discrepância na qualidade da comida e no tempo de preparo dos pratos.
A grande diversidade também atrapalha no dinamismo da cozinha, que exigem mais ingredientes distintos, mais equipamentos e uma grande quantidade de receitas.
Enquanto um cardápio menor ajuda a padronizar a qualidade da comida, dispensa a necessidade de ter muitos funcionários resultando em uma cozinha dinâmica e prática para melhor atender os clientes.

Como reduzir o cardápio do meu estabelecimento?

  • O primeiro passo é ter foco e determinar o segmento que você quer trabalhar. Analise seu cardápio e veja o que pode ser eliminado sem perder a identidade do négocio. Como por exemplo: Se você tem uma loja de açaí, opte por opções que valorizem este ingrediente como cremes, sucos ou até mesmo outras receitas que utilizem a fruta em sua composição. Você também pode investir em outras frutas como cupuaçu, morango, pitaya… Assim é possível agradar todos os paladares sem perder o foco. Ou se você tem uma hamburgueria, invista em blends de carnes, molhos clássicos e autorais e até opções pra quem tem uma alimentação restrita como por exemplo opções sem carne, ou livre de glúten e lactose.
  • Elaboração de pratos: um cardápio reduzido não é sinônimo de comida sem graça! Invista em variedade de sabores dentro de um mesmo prato prezando pela harmonização como um todo. Temperos e acompanhamentos fazem toda a diferença na hora da composição.
  • Seja um especialista no que faz!
    O que é ser especialista? É alguém altamente capacitado em executar determinada função. Se você tem uma pastelaria, ofereça o melhor pastel da cidade, desde a melhor massa até o mais saboroso recheio. Ou se você trabalha com culinária japonesa, ofereça o melhor sushi, com ingredientes frescos e o sabor marcante da cozinha oriental. Essa é a receita do sucesso!

Não tenha medo de inovar e arriscar, um cardápio reduzido pode garantir a qualidade do serviço oferecido resultando em clientes satisfeitos e uma cozinha dinâmica!