Gerenciar um restaurante é ir além do talento, da paixão pela comida e de preparar pratos gastronômicos bonitos e deliciosos. Para atuar no ramo e garantir que seu empreendimento alcance o sucesso, é indispensável ter conhecimento a respeito das tendências mais relevantes na atualidade e que chamam a atenção dos consumidores e público-alvo.

Tanto os empreendedores iniciantes como os restaurantes têm anos de tradição no mercado devem se manter informados a respeito das novidades para não ficar para trás da concorrência. Dessa forma, será possível garantir a estabilidade do seu negócio. Ademais, vale ressaltar que estar por dentro das tendências é uma maneira de garantir notoriedade à marca, ter uma imagem com credibilidade e possuir sucesso nas vendas.

Por isso, listamos, neste artigo, quatro dicas que podem te ajudar a estar por dentro das tendências no setor de restaurantes mais esperadas para 2020. Continue e leitura e conheça.

1. Tenha a tecnologia como sua aliada

A tecnologia faz parte do dia a dia de muitas pessoas. Empresas que não estão na internet, por exemplo, ficam para trás e correm até mesmo o risco de fechar as suas portas. Aquele velho ditado popular que diz “quem não é visto, não é lembrado” resume bem esta premissa. Ou seja, para que o restaurante seja notado pelos clientes e leads (possíveis futuros consumidores), estar ativo nas mídias sociais é essencial.

Mas como começar? É simples. Crie um perfil no Instagram, uma fanpage no Facebook, poste fotografias do estabelecimento e dos pratos, mantenha o público informado sobre o cardápio do dia e conte a história e as novidades do seu restaurante. Esta é uma forma de estar mais próximos dos seus clientes e manter a interatividade com os consumidores do estabelecimento.

2. Invista em cardápio digital

Ainda com a tecnologia a favor do seu empreendimento gastronômico, não podemos deixar de falar do cardápio digital. Com viés tecnológico (e também ecológico), o cardápio digital se trata de uma versão contemporânea do cardápio impresso, no qual os clientes poderão visualizar o menu de forma dinâmica, em um visual simples e de fácil manuseio, por meio de fotos, vídeos e animações.

Além disso, o cardápio digital é um sistema de autoatendimento que possibilita ao cliente fazer seu próprio pedido, de forma simples e personalizada. Este cardápio pode ser fixado nas mesas ou ser conectado ao celular do cliente por meio de aplicativo. É notável perceber que um restaurante que utiliza um cardápio digital possui uma atmosfera atual e atrativa. Ademais, este serviço garante autonomia ao cliente, inclusive na hora de pagar a conta, sem precisar esperar o garçom chegar à mesa.

E o melhor: não é difícil possuir um cardápio neste estilo em seu restaurante. Existe um aplicativo conhecido como Atendi que disponibiliza o cardápio digital. Atendi apresenta soluções completas para a empresa e ainda possui um sistema ERP integrado – Enterprise Resource Planning – software de gestão empresarial.

3. PVD Mobile: facilidade e agilidade para os garçons

Uma forma de agilizar o atendimento em seu restaurante é por meio da comanda eletrônica. O software Atendi criou o sistema PVD Mobile , em que organiza os processos de fluxo de atendimento dos clientes, no intuito de simplificar e tornar o serviço dos garçons mais rápido. Em poucos cliques, todos os funcionários mantêm-se informados sobre os novos pedidos.

Pois, nesta plataforma é possível realizar o pedido do cliente e fechar a conta de qualquer lugar com o manuseio de tablets e/ou smartphones. Além disso, a Atendi se trata de um sistema especializado em atendimento, facilitando toda a rotina do restaurante.

4. Tenha aplicativo delivery

Outro grande marco da tecnologia que ganhou gosto da população são os aplicativos voltados para entregas de comida. Este serviço garante comodidade ao cliente que, na palma da mão, consegue visualizar, comparar e escolher os produtos gastronômicos que vão de acordo com o momento presente, com o tamanho da sua fome e quanto está disposto a gastar pelo alimento que chegará no conforto de sua casa ou até mesmo no trabalho, em dias corriqueiros.

Além de todos os benefícios já citados anteriormente, o software Atendi possui o Modo Entrega. Por meio desta funcionalidade, o pedido do cliente é enviado, em poucos segundos, para o setor responsável pela produção dos alimentos.

Gostou de descobrir as tendências do momento, que deixarão seu restaurante à frente no mercado? Para saber mais, basta acessar o site da Atendi e tire suas dúvidas com um especialista no assunto! Além disso, você pode começar a usufruir dos serviços gratuitamente e com todo o treinamento necessário.