O atendimento ao cliente é a porta de entrada para a fidelização. A retenção do consumidor é um indicador de que sua empresa está no caminho certo para o sucesso e isso deve fazer parte da política de gestão. Por isso, veja a importância da otimização de tempo para o atendimento do seu negócio. Visite o nosso site para saber mais informações sobre atendimento ao cliente.

Indicadores de atendimento

É importante entender que a tolerância do consumidor a falhas não é muito alta, então, gerenciar o empreendimento para evitar que elas aconteçam te coloca um passo à frente no mercado. Entenda como analisar o seu negócio e perceber quais erros corrigir para que o cliente esteja sempre satisfeito.

KPI é a sigla para Key Performance Indicator, os Indicadores Chave de Desempenho. Eles ajudam o empreendedor a direcionar as ações do seu negócio para garantir que ele alcance suas metas e objetivos. Existem dois desses indicadores que são muito importantes: Tempo Médio de Atendimento (TMA) e Tempo Médio de Espera (TME). Veja a importância de cada um deles.

Tempo Médio de Atendimento

Esse indicador, como o próprio nome da diz, é responsável por analisar a duração de atendimentos realizados na empresa, principalmente no setor de call center. Mas é preciso ter atenção: se o resultado de tempo for muito curto, isso não significa, necessariamente, eficiência.

Nesse caso, é importante entender se o atendimento está sendo realizado de forma incompleta e se todas as informações foram passadas para o cliente de forma correta. Já se o tempo for muito longo, também é preciso ficar atento, pois pode significar que os colaboradores não estão sendo objetivos e isso não ajuda o cliente.

Cada negócio tem sua média de TMA. Os que possuem serviços e produtos para atender ao público de maneira geral e, assim, recebem uma grande quantidade de consumidores, possuem uma média mais baixa; e os que são voltados a um público mais específico, podem demandar um atendimento mais prolongado.

Nesse caso, é essencial automatizar os procedimentos para que o cliente consiga obter as informações que precisa e voltar a fazer negócio com sua empresa.

Tempo Médio de Espera

Já o TME é o indicador de quanto tempo os consumidores esperam para serem atendidos – seja via e-mail, telefone ou qualquer outro canal que a empresa possua de atendimento. Nesse caso, quanto menor for o tempo, mais chances do seu negócio dar certo e fidelizar o cliente.

Isso acontece porque quando o Tempo Médio de Espera é muito alto, muitas pessoas desistem de levar aquele produto ou serviço e procuram por algo mais instantâneo. Assim, quanto mais você otimizar os processos de atendimento para que eles sejam rápidos, melhor. O Atendi pode te ajudar! Visite o site para saber mais www.atendi.com.br

Otimizando o atendimento

Mas ter um atendimento otimizado não é apenas diminuir o tempo de espera e melhorar o tempo do atendimento. É importante que você conheça o cliente do seu negócio e ofereça um serviço personalizado para ele, criando uma relação humanizada – isso vai colocar sua empresa na frente diante do mercado concorrido.

A tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo de melhoria no atendimento ao cliente do seu negócio. Fale com um especialista para saber como otimizar esse atendimento!