A crescente procura por serviços de delivery em 2020 tem exigido que o mercado se adapte e que os estabelecimentos busquem formas cada vez mais eficientes de garantir que os produtos cheguem com segurança e agilidade à casa do consumidor. Mas com tantas soluções disponíveis, quais são os critérios a serem considerados na hora da montagem de um cardápio digital? Confira as dicas que selecionamos para ajudar você neste momento:

Identidade e descrição da empresa:

Antes de começarmos a falar do cardápio em si, é necessário falarmos sobre a apresentação da empresa.

  • Para a imagem, o ideal é trabalhar com uma foto que o cliente assimile à identidade visual do seu estabelecimento, como uma foto nítida da fachada do local ou até mesmo a logomarca comercial.
  • Para a descrição, preze pela montagem de um texto breve contendo as informações sobre o estabelecimento, o ramo de atuação e sua trajetória de mercado. É importante também disponibilizar informações sobre horário de atendimento, pagamento e informações de entrega, como horários, taxas e disponibilidade dos bairros.
    É importante que estas informações estejam disponíveis na descrição a fim de esclarecer as dúvidas recorrentes dos consumidores.
    Ex.: “A Hamburgueria Atendi, presente no mercado de hamburgueres e lanches há 5 anos em Uberlândia, conta com um cardápio recheado de opções de lanches deliciosos, desde os mais tradicionais hamburgueres à opções veganas para todos os públicos.
    Entregamos em todos os bairros da cidade com a taxa única de 10,00. Horários de atendimento: Todos os dias, das 19:00 as 00:00 Aceitamos todas as bandeiras de cartões de crédito.”


Montagem do cardápio e apresentação dos produtos:

  • Na hora de selecionar os produtos para montagem do cardápio digital, a primeira coisa a se fazer é selecionar quais destes produtos estarão disponíveis. Há a necessidade de migrar todo o cardápio? Isso pode complicar a decisão do cliente na hora do pedido? A dica do Atendi para esse momento é: CARDÁPIO REDUZIDO (Você pode conferir aqui o post sobre como trabalhar com um menu reduzido e suas vantagens). Selecionar os produtos mais vendidos no seu estabelecimento facilita e muito a montagem do seu cardápio bem como a execução do pedido do cliente. Que tal selecionar os 20-25 produtos que mais saem na sua loja?

Para nomear seu produto, opte por nomes curtos, informando apenas o necessário e deixe a descrição das características para o campo destinado para isso, assim seu cardápio fica mais clean e estético. Na descrição, é possível explorar as características destes produtos e levar para o consumidor final a experiência de se interessar pelo prato ofertado desde o primeiro contato. Ex.: ” Pão caseiro do tipo brioche, delicioso hamburguer de 180gr feito com um blend de carnes selecionadas, queijo tipo cheddar, cebola caramelizada, alface e tomate fresquinhos e nosso famoso molho da casa…”

Ainda falando sobre a estética do cardápio, as imagens se tornam um dos elementos mais importantes de qualquer menu. As fotos devem apresentar boa qualidade, mas acima disso, as imagens devem ser coerentes com os produtos ofertados. Caso não queira investir de imediato em uma sessão de fotos profissional, opte por fotos amadoras nítidas e bem iluminadas sem detalhes escritos ou imagens adicionadas deixando o destaque somente para o prato fotografado. Com o avanço constante da tecnologia, as cameras dos celulares garantem boas fotos semiprofissionais.
Com isso, reunimos algumas dicas para ajudar a você na hora de fotografar seus produtos:


Certificar-se que a câmera do aparelho está limpa faz toda a diferença para a nitidez da foto.

  • Iluminação correta: Uma boa iluminação é um dos pontos-chave para se obter uma boa fotografia. Caso a luz do seu ambiente não seja apropriada ou não valorize o produto, você pode improvisar com luminárias, lanternas ou até mesmo a luz de outro celular. A fonte de luz deve ser maior que o objeto fotografado a fim de garantir uma sombra mais suave com uma iluminação mais bem distribuída. Outra dica de iluminação para boas fotos é optar por utilizar a luz natural do dia em um ambiente bem iluminado que podem proporcionar condições perfeitas para uma boa foto. Certifique-se que a sua própria sombra não seja projetada sobre o produto na hora da foto para não prejudicar a iluminação e qualidade da imagem.
  • Fundo: optar por um fundo de cor lisa e neutra é importante para que a atenção da foto seja voltada para os produtos fotografados. Caso queira optar por um fundo infinito (onde não é possível identificar o inicio e fim do fundo), uma boa opção é utilizar folhas de papel em branco ou um tecido liso posicionado no fundo e embaixo do objeto de forma curva em “L” de modo que não se identifique a dobra do material utilizado.
  • Angulo e dimensionamento: Opte por ângulos que valorizem a composição do prato bem como seus ingredientes. Para ilustrar a dimensão do tamanho do produto, opte por utilizar outros componentes para referência. Ex.: para ilustrar o tamanho de um hamburguer, pode-se tirar uma foto segurando-o em uma das mãos, ou colocá-lo ao lado de uma lata de refrigerante.
  • Sempre seja sincero ao expor seus produtos para que seus clientes saibam o que estão comprando, evitando assim possíveis frustrações.

Gostou? Quer conhecer melhor nossa nova solução para delivery? Entre em contato com um de nossos especialistas e garanta o melhor da sua cozinha na casa do seu cliente!