É notório que todos os dias os estabelecimentos do ramo alimentício produzem milhares de toneladas de lixo, sendo eles orgânicos ou não.

O lixo orgânico está diretamente ligado ao desperdício de comida o que nos preocupa enquanto a produção de lixo inorgânico se concentra no descarte de produtos que demoram centenas de anos para de decomporem.

Tendo em vista esses dois fatores, muitos empreendimentos decidiram tomar medidas a fim de diminuir a produção de lixo e seu impacto ambiental.

Com o intuito de se reduzir o desperdício de comida e impactar diretamente na criação de uma cultura de economia, esses estabelecimentos tem focado em educar seus funcionários acerca do desperdício daquilo que é produzido identificando as principais fontes no ciclo de produção, melhorando a elaboração de receitas e reaproveitamento de alimentos, desde o momento das compras até o preparo dos mesmos.

Fazer compras semanais, apenas dos ingredientes que serão consumidos também é uma medida de redução, além de se ter um maior controle economico do dinheiro gasto.

Mas quando se trata de produtos inorgânicos, principalmente os utilitários, sabemos que o uso exagerado dos mesmos impacta diretamente no meio ambiente, pois muitos desses produtos levam décadas ou até mesmo séculos para se decompor. É o caso dos produtos de componentes plásticos e papel.

Muitos restaurantes extinguiram o uso de canudos e copos plásticos ou até mesmo substituiram estes por produtos biodegradáveis, que levam um tempo consideravelmente menor para de decompor sem atingir o meio ambiente.

Canudos de bambu, madeira de reflorestamento, materiais a base de fibra de coco e cana de açúcar fazem parte desta lista. Entretanto, fazer a substituição destes itens não é nada barato, tendo em vista que muitos destes produtos custam pelo menos o dobro dos descartáveis convencionais.

Em contra partida, é possível utilizar a tecnologia a nosso favor para algumas medidas, como por exemplo, a substituição das comandas de papel pelas comandas eletrônicas, assim como os cardápios digitais.

A boa notícia é que você não precisa gastar rios de dinheiro para dar o primeiro passo. Com o Atendi você pode fazer seus pedidos pelo celular ou tablet de forma digital através de uma ferramenta com design simples e intuitivo, além de acompanhar seus relatórios de vendas através do computador, emitir NFC-e de forma digital e até mesmo fazer a gestão do seu estoque.

Tudo isso em um mesmo software com um preço que cabe no seu bolso. Gostou? Entre em contato para saber mais! Consientize-se, o seu negócio e o meio ambiente agradecem.