Quando se pensa nos fatores que determinam o sucesso de um estabelecimento do ramo de alimentação, a primeira coisa que vem à cabeça é oferecer produtos de qualidade. Além disso, o bom desempenho também está atrelado ao preço justo do que é vendido. Certo? Certo!

Porém, existe outro aspecto muito importante e que influencia diretamente em como os clientes veem o estabelecimento: o atendimento prestado. Muitos proprietários de restaurantes, lanchonetes, cafés e bares acabam se esquecendo desse “detalhe” crucial. E isso é um erro.

Pensando nisso, definimos quatro excelentes dicas para prestar um bom atendimento ao cliente e, claro, criar uma relação de fidelidade com ele – cliente bem atendido é cliente que volta sempre!

Investir em um sistema de pdv mobile

Nós já explicamos aqui no blog o que é e como escolher um PDV. Esse sistema ajuda muito mais do que você pode imaginar.

O principal motivo para investir no sistema de PDV é a agilidade no atendimento. Isso causa um impacto direto nos clientes, porque, como sabemos, a demora para atender é o principal motivo de reclamações e perda de clientela. A plataforma possui diversas ferramentas para aprimorar e agilizar o atendimento, seja via delivery, balcão ou salão.

Treine sua equipe

Investir em treinamentos pode parecer oneroso e demorado, mas o resultado é ótimo. Equipes de atendimento mal preparadas e que não tenham senso ou noção para lidar com o público é problema na certa (e pode causar prejuízos muito maiores do que o gasto com o treinamento).

O treinamento ensinará como atender, o que fazer e o que não fazer, como lidar com os clientes e seus humores, como agir em um momento inesperado ou diante de um erro. É um investimento necessário e que trará especialização e profissionalismo à sua equipe.

Quer saber mais? Acesse o site do Atendi e descubra como podemos te ajudar!

Empatia, Gentileza e Atenção

Parece óbvio, mas essas três atitudes causam um a diferença enorme e tem chance de 100% de dar certo.

Ser empático com os clientes nada mais é do que se colocar no lugar dele e, em caso de conflitos, deixar claro que compreende o lado do cliente, mas que o estabelecimento funciona de tal maneira. É uma atitude bastante profissional e que agrega em todo o trabalho.

Gentileza no atendimento é mais do que necessário. A equipe deve sempre se manter positiva, com um sorriso no rosto e demonstrar isso para os clientes. Outra das reclamações mais constantes a respeito do atendimento é quando o atendente parece estar estressado ou desestimulado pelo trabalho, o que reflete diretamente na relação com o consumidor.

Por fim, mas não menos importante, ser atencioso e disponível. Esse é o principal fator que encanta e fideliza clientes, porque eles reconhecem que o atendimento é adequado e se sentem acolhidos pela equipe de atendimento.

Errou? Peça desculpas e comece de novo

Erros acontecem e não há um ser humano no planeta que esteja isento deles. Isso é completamente normal e vai acontecer. Entretanto, é importante reconhecer o erro, pedir desculpas ao cliente e recomeçar, sempre focando em aprender com aquele erro para que outros deslizes não aconteçam no futuro. Não é preciso ter medo do erro, mas saber lidar com ele.

Colocando essas dicas em prática o sucesso chegará muito mais rápido! E caso queira saber mais sobre o Atendi e como funciona nossa plataforma, acesse nosso site e converse com um de nossos especialistas!