Todos os dias novas tecnologias são inventadas. O avanço tecnológico movimenta vários aspectos do mundo: o social, a economia e o meio ambiente. Até a maneira de lidar com dinheiro mudou: hoje, é possível pagar contas através de QR codes.

As empresas que se adaptam às novidades apresentam resultados melhores do que aquelas que se mantêm no modelo tradicional. E essas mudanças já vêm acontecendo há muito tempo, seja com o surgimento das redes sociais, seja com o e-commerce e até aplicativos.

Quer saber mais sobre como o uso de aplicativos pode ajudar o seu negócio a crescer? Então, acesse nosso site e fique por dentro do assunto.

Apesar de ser relativamente novo no mundo dos pagamentos, o QR code existe há mais de 20 anos e tem múltiplas funcionalidades!

Como surgiu o QR code?

O QR code (Quick Reponse code) é um gráfico com dados preestabelecidos, com números, mensagens, textos etc. Aparelhos, como os celulares, por exemplo, com câmeras, são capazes de escanear esses dados facilmente.

A tecnologia foi desenvolvida no Japão, em 1994, e era usada, inicialmente, para identificação na indústria automobilística. O QR code se popularizou e começou a ser utilizado para outras funções somente em 2003. E chegou no Brasil apenas em 2007.

Hoje, já se encontra em cardápios, etiquetas, sites e jogos. Além disso, até pode ser usado como estratégia de Marketing, como em e-commerce.

Como usar o QR code na minha empresa?

Os códigos são uma maneira diferente de atrair o público. Afinal, podem guiar as pessoas para seu site. E se o objetivo for engajamento, pode também direcionar os clientes para um blog.

Além disso, é útil para vender. Pode ser usado em ações promocionais, direcionar para uma boa oferta, distribuir descontos, entre várias outras possibilidades.

Acesse o site da Atendi e veja outras formas de melhorar suas vendas.

É preciso entender se o seu público-alvo está disposto a mergulhar nessa forma tão tecnológica de consumir conteúdo. Caso não esteja, talvez ainda não seja o momento para você entrar nessa.

Por que pagar com QR code?

A carteira digital, que efetua pagamentos com uso do QR code, apresenta algumas vantagens:

1. Praticidade: para realizar algum pagamento com o QR code, basta ter instalado no seu celular o aplicativo da sua carteira digital. Ela evita que você saia de casa com muito dinheiro ou cartões por exemplo. O processo de venda é finalizado assim que o código é lido;

2. Rapidez: ler o código é mais rápido do que passar o cartão e colocar a senha e, mais ainda, do que contar o dinheiro e esperar pelo troco. Dessa forma, há menos filas também!

3. Segurança: o QR code é segura porque seus dados são criptografados, ou seja, não tem como eles serem clonados ou roubados. Além disso, é mais seguro em situações de assalto, uma vez que não é mais necessário levar carteira;

4. Mais barato: as empresas gastavam muito com mensalidades de máquina de cartão, por exemplo. Agora, com a digitalização das formas de pagamento, as organizações não precisam mais cobrar taxas do consumidor;

5. Integração: os aplicativos que realizam pagamento com QR code também fazem transferências, recargas etc. São várias funcionalidades em um mesmo lugar.

Gostou dos benefícios de adicionar o QR code na sua empresa? Ou já se convenceu em montar a sua carteira digital? Entre em contato com um especialista da Atendi e faça parte disso!